sexta-feira, 17 de maio de 2013

Transição do Pré-Escolar para o 1º Ciclo


No âmbito do Projeto “Transição do Pré-Escolar para o 1º Ciclo”, desenvolvido na escola nº 36 dos Olivais, as crianças de 5 anos do jardim-de-infância realizaram uma pequena visita às salas do 1º ciclo. O intuito desta visita foi de desmistificar certos medos que poderiam existir e tornar o processo de transição mais fácil e eficaz.

Para tal, as crianças foram conhecer as salas do 1º ano e realizarem uma sessão de perguntas aos alunos. Depois de esclarecidos sobre as rotinas, as regras e o tipo de trabalho realizado no 1º ano, as crianças do pré-escolar escolheram um “padrinho/madrinha” para os ajudarem na elaboração de uma pequena ficha de grafismo e na escrita de algumas letras manuscritas no quadro.

Foi uma manhã muito animada, onde se promoveu a entreajuda dos alunos do 1º ciclo com os alunos do pré-escolar.             






Também os alunos dos 5 anos da Fundação D. Pedro IV vieram passar uma manhã cá na escola para conhecerem os espaços, os futuros colegas e as professoras. Antes da despedida foram à sala dos alunos do 4ºA para saberem como tinha sido a experiência no 1º Ciclo. Por fim todos juntos, brincaram e fizeram jogos divertidos.   
















                                                                                                              Até setembro...

Sem comentários:

Enviar um comentário